quinta-feira, 27 de agosto de 2009

IBAMA completa 20 anos e homenageia a AGENDHA por sua atuação em favor da sustentabilidade socioambiental dos povos da caatinga


Em 2009 o IBAMA completa 20 anos de existência com a missão de cuidar do Brasil, da sua biodiversidade e da qualidade ambiental dos brasileiros.

Por iniciativa da Deputada Ceça Ribeiro, Presidente da Comissão de Meio Ambiente, a Assembléia Legislativa de Pernambuco, fez homenagem ao IBAMA pela passagem dos 20 anos e contou com a presença do Presidente Nacional Roberto Messias Franco e o Superintendente Estadual, João Arnaldo Novaes Júnior, que fez um balanço da atuação do Órgão nos últimos anos em Pernambuco.

O IBAMA aproveitou a solenidade para homenagear instituições que têm colaborado com o trabalho do órgão em Pernambuco: AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia), OAP (Observadores de Aves de Pernambuco), APNE (Associação de Plantas do Nordeste), Centro Josué de Castro, Movimento Recapibaribe, Fundação Araripe e Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

A AGENDHA nada mais é que um coletivo de gente redobrando as forças para trabalhar com e para homens e mulheres “povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar”, com apoio de tantos e inestimáveis parceiros e por isto os agradecimentos ao IBAMA e ao Projeto Caatinga é com um trecho de uma composição do caatingueiro Gonzaguinha “toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas”. Muito obrigada mesmo!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AGENDHA e parceiros realizarão em Paulo Afonso/BA Oficina sobre o Programa Aquisição de Alimentos (PAA)


09, 10 e 11 DE SETEMBRO - PAULO AFONSO/BA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está promovendo em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Agências Implementadoras formadas por Organizações da Sociedade Civil (ONGs, Associações, outras), Oficinas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em diferentes estados do País. O objetivo é permitir que as comunidades extrativistas obtenham as informações necessárias para receber os benefícios do Programa.

A AGENDHA é uma das Agências Implementadoras da CEX/DEX/SEDR/MMA e integra esta parceria com a co-responsabilidade de Organizar uma Oficina com o objetivo de orientar as Organizações Sociais e Ecoprodutivas para a elaboração de Projetos de acesso ao PAA.

O PAA tem a função de apoiar agricultores, extrativistas e pescadores de base familiar, e compreende ações vinculadas à distribuição de produtos provenientes destes grupos. Executado com recursos oriundos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, o Programa foi desenvolvido para garantir a segurança alimentar destes setores, bem como a formação de estoques estratégicos.

Para tanto, a Parceria AGENDHA/CONAB/CEX-DEX-SEDR-MMA, estará realizando em Paulo Afonso/BA, uma das Oficinas sobre o Programa Aquisição de Alimentos, no período de 09 a 11 de setembro de 2009.

Para elucidar dúvidas ou complementar alguma informação, entre em contato:
agendha@agendha.org.br ou ligue (75) 3281 5370 ou 88515370.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Parceria AGENDHA e Coordenadoria do Agroextrativismo - DEX/SEDR/MMA apoia Populações Tradicionais


Com Fomento de até R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), contrapartida da própria Comunidade, 27 Projetos apresentados por Organizações de Populações Tradicionais e da Agricultura Familiar (Pescadores Artesanais, Quilombolas, Indígenas e Fundo de Pasto), para construção ou melhoria de sedes, casa de farinha, cisternas, meliponicultura, pesca artesanal, utensílios para beneficiamento de frutas, hortas, recaatingamento, dentre outros, são concluídos com sucesso e fortalecem ainda mais as suas iniciativas ecoprodutivas e de comercialização.

Um deles foi o Projeto para Construção da Sede da Associação dos Moradores da Fazenda Simplício e Carro Queimado, em Canudos/BA.

Se "de grão em grão a galinha enche o papo", podemos dizer que se cada Associação juntar um tiquinho de apoio daqui, outro dali... pode conseguir e fazer muito. Taí os exemplos. E esta parceria se orgulha muito de ver tanta gente construindo junto uma vida melhor para as pessoas e para as caatingas. Isso é que é uma relação socioambiental!

Divulgando oportunidades

UNIFEM e Flacso financiam 20 bolsas de estudo para jovens pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

Candidaturas devem ser apresentadas até o dia 19 de agosto de 2009. Seleção se destina a mulheres e homens jovens, de 18 a 30 anos, interessados em pesquisas sobre juventude e gênero em cinco áreas temáticas: violência, trabalho e emprego, saúde sexual e reprodutiva, participação política e liderança juvenil

O UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) Brasil e Cone Sul e Flacso Argentina (Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais) estão financiando 20 bolsas para a série de pesquisas sobre violência, trabalho e emprego, saúde sexual e reprodutiva, participação política e liderança juvenil. A iniciativa faz parte do Projeto Mulheres Jovens na Sociedade de Informação/Conhecimento, desenvolvido pela Cátedra Regional Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina.

O investimento do UNIFEM em jovens pesquisadoras e pesquisadores é parte da estratégia do Programa Fortalecendo a Liderança de Mulheres Jovens e seu Trabalho em Rede, desenvolvido na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Serão concedidas 20 bolsas no valor de US$ 2 mil para jovens de 18 a 30 anos, que tenham participado de iniciativas juvenis (ONG, fundações, organizações, movimentos e redes juvenis), estudos em áreas sociais e pesquisas ou estudos sobre questões de gênero.

A seleção será conduzida pela Cátedra Regional Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina e Flacso Argentina. As candidaturas podem ser apresentadas até o dia 19 de agosto de 2009, com preenchimento de formulário disponível no site www.catunescomujer.org/catunesco_mujer/form_inscripcion.php Devem ser enviados os seguintes documentos para o e-mail catunescojuventud@flacso.org.ar: documento de identidade ou passaporte, currículo, carta de recomendação assinada por líder ou diretor/a de projeto que o candidato tenha participado ou esteja participando e carta (máximo uma página) com a justificativa para candidatura.

As pesquisas serão realizadas, no período de 1º de setembro a 30 de novembro, através de oficina virtual de formação, comunidades de prática e tutoria on-line na plataforma digital http://www.catunescomujer.org/

Mais informações sobre a seleção: catunescojuventud@flacsco.org.ar

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

AGENDHA realizará Oficina de Cultivos Agroecológicos - “Resgate do Cultivo Tradicional do Café Sombreado em Sistema Agroflorestal”

A AGENDHA vem desenvolvendo com 18 Comunidades Quilombolas dos Municípios baianos de Jeremoabo (17) e de Novo Triunfo (01), o Programa de Melhoria da Eficiência Energética Renovável com Fogões Agroecológicos.

Para receber o Fogão Agroecológico é necessário participar de várias Oficinas com temas e práticas que tem haver com manejo florestal sustentável de uso múltiplo no âmbito peridomiciliar, cultivos e criatórios agroecológicos, conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos demais recursos naturais, segurança alimentar, hídrica e energética, organização social e ecoprodutiva, dentre outros.

Como em vários quintais produtivos destas comunidades quilombolas existem por mais de 3 gerações, pequenas quantidades de cafeeiros para o consumo familiar, a Oficina de “Cultivos Agroecológicos” dos dias 10, 11 e 12/08/09, será realizada na Comunidade Catuabo/Jeremoabo, como estratégia para o “Resgate do Cultivo Tradicional do Café Sombreado em Sistemas Agroflorestal”.

Os cafeeiros antigos passarão a ter o papel de fornecedoras de sementes e serão manejados com práticas agroecológicas, até que se consiga ter a quantidade de plantios suficientes para o consumo e a comercialização especial em mercado justo e sustentável.

Com Fogão Agroecológico, segurança alimentar, hídrica e energética, conservação e uso sustentável da agrobiodiversidade, estamos caminhando para a sustentabilidade dos agroecossistemas familiares e coletivos destas Comunidades com e para as quais atuamos com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e do Projeto MMA/PNUD/GEF Caatinga.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um poema de um poeta paulafonsino

Imitação

A chuva chega ao sertão
E como sapo no verão
A seca se esconde
A fome some
Vai embora o aperreio
Nos silos cheios
Da fartura dos roçados.

Na tela do semi-árido
Felicidade retratada em clorofila

Todo côncavo é bebida
Cada gota é vida
Mas, as águas passam
Nas carreiras dos riachos...

Deixam a vegetação vestida
E só encontram guarida
Na prevenção dos cactos.

Nordeste camaleão
Da cor da estação
Quero ver o gavião
Pousar mais que o urubu

Ah! Papagaio
Se o homem como tu
Que imita as mensagens
Imitassem as barragens
Dos pés de mandacaru.

José Tenório dos Santos


Fotografia: Jinormam Pereira