quarta-feira, 21 de abril de 2010

Edital de Seleção para Contratação de Serviços de Articulação ATÉ O DIA 28 DE ABRIL DE 2010

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGENDHA – Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia
Convênio – Nº 725687/2009
EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 002/2010

Contratação de Serviços de Articulação nos Municípios Compradores de Gêneros Alimentícios para a Alimentação Escolar

1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 004/2010 – Salvador/BA
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 005/2010 – Camaçari e Lauro de Freitas/BA
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 006/2010 – Aracaju/SE
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 007/2010 – Maceió/AL
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 008/2010 – Recife/PE
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 009/2010 – Jaboatão dos Guararapes e Olinda/PE
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 010/2010 – João Pessoa e Bayeux/PB
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 011/2010 – Natal e Parnamirim/RN
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 012/2010 – Fortaleza/CE
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 013/2010 – Teresina/PI
1 (uma) vaga – Código: AGENDHA NUTRE NE 014/2010 – São Luiz/MA

Objetivo da Contratação: Dar suporte ao Projeto das Roças e Florestas dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar (NUTRE Nordeste), no desenvolvimento de iniciativas continuadas de articulação junto aos/às Gestores/as Governamentais da Rede de Escolas Municipais e da Rede de Colégios Estaduais dos respectivos municípios, responsáveis pelos Processos Licitatórios para aquisição de Gêneros Alimentícios para a Alimentação Escolar.

Formação: Nível Superior.

Experiência: Em articulação entre Organizações dos PCTAFs - Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar, com Organismos, Programas e Projetos de Políticas Públicas Municipais, Estaduais e/ou Federais; experiência em comercialização e processos licitatórios (venda ou aquisição de produtos da agricultura) para o mercado institucional ou para outros mercados; experiência em atividades de capacitação e outras ações para PCTAFs; realização de diagnóstico; utilização de metodologias participativas voltadas para a construção coletiva do conhecimento; coordenação e liderança de equipes técnicas e grupos de trabalho; utilização de programas de informática e comunicação pela internet; elaboração de relatórios de atividades e institucionais.

Exige-se ainda: Residir ou comprometer-se a mudar-se para o município para o qual se inscreveu e disponibilidade para viagens nacionais e regionais, terrestres e aéreas, inclusive por períodos prolongados (estas informações ou compromisso devem constar obrigatoriamente no encaminhamento do Currículo).

Vigência contratual: de até 23 (vinte e três) meses.

Os candidatos deverão encaminhar seus currículos, com identificação obrigatória do CÓDIGO no campo ASSUNTO, para os seguintes e-mails: agendha.nutre@gmail.com e agendha@agendha.org.br , anexando o respectivo currículo NO CORPO DO E-MAIL, até às 20:00h do dia 28 de abril de 2010.

Não serão considerados os currículos encaminhados somente como ‘arquivo anexo’.

Os candidatos que tiverem seus currículos aprovados serão submetidos à entrevista.

Não serão contratados servidores públicos (federal, estadual ou municipal) ativos ou sob quaisquer tipo de licença, ressalvadas as situações previstas no art. 37, inciso XVI, Constituição Federal.

Abaixo sugestão/roteiro para apresentação do currículo.

Sugestão/Roteiro para apresentação do Currículo

CÓDIGO DA VAGA PARA A QUAL ESTÁ SE INSCREVENDO:

1. Dados pessoais
(Nome completo, filiação, estado civil, data de nascimento, RG, CPF e Tipo de Carteira Nacional de Habilitação)

2. Endereço completo

3. Formação

3.1. Curso de Nível Médio (seriado, técnico e/ou pós-médio)

3.2. Curso de Graduação

3.3. Curso de Especialização

3.4. Curso de Mestrado

3.5. Estágios, Monitorias e Bolsas (Área de atuação, organismo promotor, local, período e carga horária)

3.6. Cursos, Oficinas, Treinamentos, Dias de Campo e similares (Tema, organismo promotor, local, período e carga horária)

3.7. Seminários, Simpósios, Congressos, Workshops e similares (Tema, organismo promotor, local, período e carga horária)

4. Experiência profissional - em geral

4.1. Empregos

4.2. Consultorias

5. Experiência profissional - específica para a função

5.1. Em articulação entre Organizações dos PCTAFs - Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar, com Organismos, Programas e Projetos de Políticas Públicas Municipais, Estaduais e/ou Federais

5.2. Em comercialização e processos licitatórios (venda ou aquisição de produtos da agricultura) para o mercado institucional e/ou para outros mercados

5.3. Em atividades de capacitação para PCTAFs

5.4. Em realização de diagnóstico

5.5. Em elaboração de relatórios de atividades e institucionais

5.6. Em coordenação e liderança de equipes técnicas e grupos de trabalho

6. Domínio em informática (básico, médio ou avançado)

6.1. Utilização de processadores de texto;

6.2. Utilização de planilhas eletrônicas de cálculo

6.3. Utilização de planilhas eletrônicas de planejamento

6.4. Alimentação e gestão de banco de dados

6.5. Utilização de internet (escrita e conversação)

6.6. Elaboração de slides eletrônicos com animação

terça-feira, 20 de abril de 2010

Programa Ação da Rede Globo apresentará Organizações Ecoprodutivas que fazem a AGENDHA/Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga

Divulgação Globo

O Programa Ação da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman, que vai ao ar todos os sábados às 7h30 da manhã, com reapresentação no Canal Futura domingo, às 7h da manhã e quinta-feira, meia-noite e meia, em breve estará apresentando algumas experiências da Rede Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga, de iniciativa e coordenação da AGENDHA.

As filmagens ocorrerão nos dias 24 de abril com a Associação de Artesanato do Sertão Pernambucano – Serrita/PE e Associação dos Artesãos do Sitio Pitombeira em Salgueiro/PE e também neste município, dia 25 de abril com a Associação Quilombola Conceição das Crioulas.

“Desde o dia 11 de dezembro de 1999, o Ação mostra a iniciativa de instituições (grifo nosso) e pessoas que não ficam paradas à espera de soluções. (...) Arte, cidadania, educação, geração de renda, voluntariado... Caminhos que levam a um futuro melhor. E todos eles têm espaço no Ação!” Inclusive as Organizações Ecoprodutivas que fazem a AGENDHA/Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga.

Ao saber qual o dia o Programa Ação apresentará estas experiências, divulgaremos neste blog e nos diversos meios de comunicação que temos acesso. Aguardem! Acompanhe também no site acao.globo.com

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Resultado Final Seleção NUTRE-NE

Comunicamos o resultado final, após avaliação curricular e entrevista, do processo de Seleção relacionado abaixo:

AGENDHA
Convênio – Nº 725687/2009
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Secretaria da Agricultura Familiar
Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Caixa Econômica Federal

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga
Código: NUTRE Nordeste 01 - Gestão do Projeto
LUCIENE MARILAC DA SILVA

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga
Código: NUTRE Nordeste 02 - Apoio à Gestão do Projeto – Administrativo e Financeiro
FELIPE BARBOSA DE AGUIAR

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga
Código: NUTRE Nordeste 03 - Apoio à Gestão do Projeto – Pessoal e viagens
ILDECI ARAUJO DE OLIVEIRA

As pessoas aprovadas, ressaltamos a necessidade de trazer toda documentação pessoal, profissional e comprobatória curricular (original e xerox).

Comissão de Seleção da Equipe de Gestão do Projeto NUTRE-NE

domingo, 11 de abril de 2010

Resultado Referente Chamada para Selecionar Pessoal Técnico, divulgada em 24 de março de 2010

CANDIDATOS/AS COM MAIOR PONTUAÇÃO CURRICULAR E SELECIONADOS/AS PARA SEREM ENTREVISTADOS/AS NO DIA 12 DE ABRIL DE 2010 – HORÁRIO: ENTRE 09:00 às 12:00 horas.

AGENDHA
Convênio – Nº 725687/2009 Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Caixa Econômica Federal

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga Código: NUTRE Nordeste 01 - Gestão do Projeto
LUCIENE MARILAC DA SILVA

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga Código: NUTRE Nordeste 02 - Apoio à Gestão do Projeto – Administrativo e Financeiro
FELIPE BARBOSA DE AGUIAR

Serviço Técnico – 1 (uma) vaga Código: NUTRE Nordeste 03 - Apoio à Gestão do Projeto – Pessoal e viagens
ILDECI ARAUJO DE OLIVEIRA
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sexta-feira, 9 de abril de 2010

AGENDHA DIVULGA: Edital para Contratação de Consultores

Atenção: leia atentamente esta informação. Fique atento/a para o endereço que deve ser encaminhado o curriculo: contrato06010@gmail.com anexando o documento NO CORPO DO E-MAIL, até às 20:00h do dia 18/04/2010, com identificação do código no campo ASSUNTO

Os candidatos deverão encaminhar seus currículos, com identificação do código no campo ASSUNTO, para o seguinte e-mail: contrato06010@gmail.com anexando o documento NO CORPO DO E-MAIL, até às 20:00h do dia 18/04/2010

Recomendamos que antes de enviar o curriculo, imprescindivelmente conheça o Edital, consultando: www.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/vagasparaconsultoria/Edital_AESC_1,_2_E_3-1i.doc

Na "Comunidade Alimentação Escolar" você também poderá acessar o link para novo edital de contratação de 3 consultores para atuar nos estados região Nordeste na inserção de produtos da agricultura familiar em algumas das maiores cidades da região.

Pedem especial atenção para a necessidade de o candidato incluir no seu currículo as informações exigidas sobre: i) possuir carteira de habilitação no mínimo na categoria B; e ii) residir ou comprometer-se a mudar-se para a região de atuação, sob pena de desclassificação.

Serão desconsiderados os currículos encaminhados somente como ‘arquivo anexo’. Os candidatos que tiverem seus currículos aprovados serão submetidos a entrevista. Não serão contratados servidores públicos (federal, estadual ou municipal) ativos ou sob quaisquer tipo de licença, ressalvadas as situações previstas no art. 37, inciso XVI, Constituição Federal.

Em breve a AGENDHA estará divulgando chamada para contratação de pessoal para trabalho em campo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - REGIONAL DO TERRITÓRIO DE ITAPARICA SERÁ EM PAULO AFONSO NOS DIAS 22 e 23 DE ABRIL

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - CONAES
“Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”



A Comissão Territorial em parceria com a Coordenação de Formação e Divulgação da Conferência Regional de Economia Solidária “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de maneira Sustentável - CONAES”, vem através convidar a participar deste importe evento, a ocorrer em Paulo Afonso/BA, nos dias 22 e 23 de abril de 2010.

Esta Conferência atende aos objetivos traçados pelo Conselho Nacional de Economia Solidária que convocou a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II CONAES):

  • Realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.
  • Avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade.
  • Propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social.
  • Promover o conhecimento mútuo e a articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.
A II CONAES ocorrerá após quatro anos da realização da I CONAES, em junho de 2006. É um momento propício para realizar um balanço do caminho percorrido, identificar os avanços e limites da economia solidária no Brasil e, a partir dos aprendizados, fortalecer e aperfeiçoar as prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas.

O tema da II CONAES refere-se a uma questão fundamental para fortalecer e viabilizar a economia solidária no Brasil: o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento.

Participantes da II CONAES

  • Segmento I – Representantes do Poder Público: gestores, administradores públicos, poder legislativo, poder judiciário (25% do total de delgados/as);
  • Segmento II – Organizações da sociedade civil: entidades de fomento e apoio a economia solidária, outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares (25% do total de delgados/as); e
  • Segmento III – Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação (50% do total de delgados/as).
Contando com estas representações, a CONFERÊNCIA DA REGIONAL TERRITORIAL DE ITAPARICA, será constituída dos seguintes municípios da Bahia: ABARÉ, CHORROCHÓ, GLÓRIA, MACURURÉ, PAULO AFONSO E RODELAS e ocorrerá em Paulo Afonso/BA, das 08:30 às 17:30, dos dias 22 e 23 de abril de 2010, com os trabalhos na Escolinha da Chesf-CFPPA, à Rua da Aurora, s/n, Bairro General Dutra, mais conhecido com Bairro da Chesf, das 08:00 ás 17:30 em ambos .

Cada município deverá trazer representantes dos Organismos Públicos Municipais que atuam com a temática da Conferência e principalmente dos Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação – Associações, Cooperativas e Redes (50% do total de delegados/as).

A organização da Conferência vem buscando apoio para assegurar aos Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação (Associações, Cooperativas e Redes), alimentação e hospedagem. As representações do Poder Público: gestores, administradores públicos, poder legislativo, poder judiciário, devem assumir todos os seus investimentos (deslocamentos, hospedagem e alimentação).

Os participantes na Conferência Estadual na condição de delegados terão que ser necessariamente eleitos nas Conferências Territoriais e Regionais.
Para que a Conferência Regional tenha o máximo de participação, a Organização vem buscando somar esforços e apoios para viabilizar:
  • Hospedagem para os primeiros 24 Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação (Associações, Cooperativas e Redes), que se inscreverem, em apartamentos duplos ou triplos (apoio ainda a ser confirmado, assim como a hospedaria);
  • Alimentação para os Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação (Associações, Cooperativas e Redes), inclusive as do meio rural/povoados do município de Paulo Afonso/BA.
O deslocamento (vinda e retorno) é por conta de cada participante ou de preferência pela contrapartida de cada Prefeitura.

Para que a Organização possa preparar a Conferência Regional a contento, por gentileza confirme a presença das representações do seu município através do e-mail: agendha.agendha@gmail.com, com o nome da pessoa e a Organização que ela representa, ATÉ O DIA 16 DE ABRIL.

Para elucidar dúvidas ou complementar informações entre em contato:
SESOL – (71) 3115.3110 / 3115.9945
Lara Matos/André Ferreira/Kátia Oliveira ou Maristela/SESOL (71) 3115.3110
CONSELHO ESTADUAL TERRITÓRIOS – Josué (71) 3115.3574/9623.6221
ITCP UNEB / INCUBADORA UFRB – Maurício (71) 3117.2320 Tatiana (75) 9132.4626
COOFE / ACPS – Janice (71) 9115.4681 Conceição (71) 8642.8607/9909.1113
AGENDHA – (75) 3281 5370 ou agendha.agendha@gmail.com

sábado, 3 de abril de 2010

AGENDHA divulga "Curso Capacitação On-line PAA"

A ONG EDUCOOP gostaria de contar com o apoio de VS. Senhoria para divulgar, junto aos Agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), a promoção dos cursos de capacitação on-line: “PAA Doação Simultânea: Elaboração e Aprovação de Projeto” e “PAA Doação Simultânea: Gestão do Projeto”. Indique para seus amigos profissionais ligados às cooperativas e associações rurais. Encaminhe à eles o link do questionário abaixo, para a realização da inscrição GRATUITA:http://www.surveygizmo.com/s/231755/paaeducoop