quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AGENDHA/Bodega na Sala Caatinga Cerrado - ExpoSustentat 2009

Comemoração pela abertura da Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat (Mauricio/AGENDHA, João/ATRIUM e Kleber/GTZ)

A 4ª edição da Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat América Latina 2009 traz inovações para apresentar as oportunidades de negócios dos produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas, que estão entre os mais ricos do mundo. Nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro, em São Paulo, em seu estande de 200m², a Sala contará com 20 empreendimentos que representam diretamente 5 mil famílias produtoras da agricultura familiar.

Entre as novidades desta edição da Sala se destacam: representantes do setor empresarial, a Abis (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete) e a Atrium Ingredientes Business, que vão apresentar as experiências e as vantagens para as empresas que fecham parcerias com empreendimentos da agricultura familiar; a participação das redes de comercialização Bodega da Caatinga e Central do Cerrado; e ainda a “Ilha do Babaçu”, um espaço reservado para promover a cadeia produtiva deste fruto típico do Brasil.

Em 2008 o investimento realizado para a participação na feira foi compensado. Seis meses após a feira, os agricultores já haviam concretizado um volume de negócio 5 vezes maior que o investido. Uma comprovação de que a participação profissional na ExpoSustentat América Latina rende bons negócios para todos. Somando os negócios que foram iniciados pelos 26 empreendimentos que participaram da ExpoSustentat de 2008, até junho de 2009 foi efetivamente comercializado cerca de R$ 1,721 milhão.

A Sala Caatinga Cerrado é um espaço de articulação permanente das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas.

Os empreendimentos escolhidos são representados por cooperativas e associações de produtores da agricultura familiar. Eles buscam fechar parcerias nacionais e internacionais oferecendo especialmente produtos diferenciados.

Além disso, as redes da Sala Caatinga Cerrado, através da AGENDHA, assumiram o desafio de atender parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que a partir de 2010 deverá ter 30% dos seus alimentos provenientes da produção da agricultura familiar.

fonte: www.informems.com.br
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