quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chesf e AGENDHA assinam Termo de Cooperação para contribuir com a construção de 15 Conselhos Municipais da Mulher

Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e AGENDHA assinam dia 29 de dezembro de 2009, Termo de Cooperação, objetivando estabelecer condições para a consecução do Plano de Trabalho: Iniciativas Socioeducativas e Sustentáveis para a Construção de Conselhos Municipais da Mulher, nos municípios do entorno da geração e transmissão de energia da Chesf – Regional Paulo Afonso/BA.

Será apoiada a construção de 15 Conselho da Mulher em municípios de 04 Estados:
  • Alagoas: Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado e Piranhas

  • Bahia: Antas, Chorrochó, Cícero Dantas, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre e Rodelas

  • Pernambuco: Jatobá, Petrolândia e São José do Belmonte

  • Sergipe: Canindé do São Francisco

Este Projeto é uma resposta objetiva a várias demandas dos municípios que participaram do I e II Encontros de Mulheres da Região Beira Rio Caatinga em Paulo Afonso, dos quais foram construídas e apresentadas propostas para o I e II Planos Nacional de Política para as Mulheres.

A partir destas demandas passamos a elaborar o Projeto “Gerando Energias para Construir Conselhos da Mulher” e em 11 de março de 2009, realizamos uma Oficina com o objetivo de socializar suas idéias; receber contribuições de acordo com as necessidades de cada município presente; diagnosticar as principais demandas em relação à criação de Conselhos da Mulher; bem como, quais os apoios cada município poderá colocar, no sentido de estabelecer uma parceria atuante e sustentável.

Mais um passo na trilha da cidadania e para tanto contamos com o fundamental, indispensável e imensurável apoio de Secretários(as), Vereadores(as) e Prefeitos(as), Organizações da Sociedade Civil e da população em geral, principalmente das mulheres, de cada município.

Juntos poderemos fazer acontecer estes Conselhos da Mulher, Instância que além de assegurar os seus Direitos, como o cumprimento da Lei Maria da Penha, especialmente em municípios que ainda não tem uma DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher), propor e contribuir com a implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres e controle social.
Estamos fortalecidas, preparadas e empenhadas em fazer o melhor possível para que este trabalho responda as expectativas das mulheres e suas famílias e das políticas públicas voltadas para elas em cada um destes municípios. Vamos a luta, ao trabalho e as conquistas coletivas, dialogadas, interativas e geradoras de mudanças positivas, efetivas e afetivas!!!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AGENDHA realiza Assembléia, Comemora o trabalho e os resultos existosos de 2009, com associados(as), parceiros e convidados

Professores Barreto Campello e Osani Godoy, presenteiam a AGENDHA com publicações e equipamentos simplificados, para tomada de medidas topográficas e construção de curvas de nível para conservação de solo e água

Silvana, madrinha do Projeto em desenvolvimento pela AGENDHA "Melhoria da Eficiência Energética" apoiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, recebe de Francisca de Jesus Marinho, artesanato da sociobiodiversidade, produzido pela Comunidade Quilombola Serra das Viúvas

Conselho Consultivo de Notório Saber: Osani Godoy, Alzeni Tomaz e Geraldo Barreto, recebem a homenagem da AGENDHA, pela sua Diretora Heliene Salvador

Coordenadora Geral apresenta os trabalhos e resultados da AGENDHA em 2009

Arthur (Projeto Gef Mata Branca), Mauricio, Valda, Augusto, Bruna e André (associados da AGENDHA), confraternizam-se com os resultados alcançados em 2009.
A AGENDHA agradece a equipe, voluntárias, parceiros, povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar, mulheres, estudantes, pessoas amigas e a população em geral das terras das caatingas e do planeta, pelo apoio aos seus trabalhos e realizações.
Para todos e todas um feliz natal e que o ano que se achega seja de saúde, mesa farta e água boa, relações socioambientais justas, solidárias e sustentáveis.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LEI DE ATER É APROVADA

O Senado aprovou nessa terça-feira (15 de dezembro), o substitutivo da Câmara a projeto de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). A aprovação institui também a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e a Reforma Agrária (Pnater).

Além de agricultores familiares, serão beneficiados com a nova lei, assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais comunidades tradicionais como silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. O projeto segue agora para a sanção do presidente da República.

De acordo com o projeto (PLC 219/09), a Pnater será desenvolvida e formulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e deve, entre outras atribuições, promover o desenvolvimento rural sustentável e apoiar iniciativas econômicas que ressaltem as potencialidades e vocações regionais e locais. Enquanto o Pronater será o instrumento de implementação da Pnater, e suas diretrizes deverão compor o Plano Plurianual (PPA).

Foi mantida a dispensa de licitação para a contratação de instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, para a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Pronater. A forma a ser usada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para a contratação é a chamada pública, com definição de requisitos, tais como: quantidade de público a ser atendido, prazo para execução do serviço, valores do contrato e qualificação da equipe técnica. Segundo o projeto, os serviços que tais instituições contratadas prestarem aos beneficiários serão gratuitos para eles.

Pela proposta, o MDA implementará o Pronater em conjunto com os conselhos estaduais de Desenvolvimento Sustentável, que fará o credenciamento das instituições encarregadas de executar a assistência técnica. Para se cadastrar, a instituição poderá ter ou não fins lucrativos, mas deverá atuar no estado em que solicitar o credenciamento e ter pessoal capacitado para o trabalho. Deverá ainda, estar legalmente constituída há mais de cinco anos, caso não seja entidade pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG - Núcleo de Imprensa, com informações da Subsecretaria de Informações do SenadoJornalista: Terezinha Leite

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Convocatória Assembléia Geral Ordinária da AGENDHA

A AGENDHA convoca sócios e sócias para a Assembléia Geral Ordinária, a ocorrer dia 19 de dezembro de 2009, das 14:00 às 18:00 horas (podendo se estender até as 19:00 horas, a depender das pautas incluídas na abertura da mesma), na sede da AGENDHA (endereço acima). A Pauta inicial de constitui dos seguintes assuntos:

  • Leitura da Ata anterior;
  • Atuação da AGENDHA em 2009;
  • Desafios para manter a AGENDHA atuante;
  • Perspectivas de Projetos para 2010;
  • Apresentação de novos associados/as;
  • Outros a serem colocados na abertura da Assembléia.
Considerando que muitas pessoas associadas residem em outros municípios/estados, será considerado recebimento oficial por e-mail. Neste sentido, contamos com a presença e desde já agradecemos o empenho, o compromisso e o carinho por esta Instituição. Gentileza confirmar o recebimento.

Este Edital em formato de Convocatória/Convite, estará disseminado no blog institucional: http://www.agendha.blogspot.com/
Atenciosamente,
Heliene Salvador de Assis - Conselheira
Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha - Coordenadora Geral

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Oportunidade Imperdível para Comercialização

Procuram-se Associações, Cooperativas ou Empresas Sociais do Norte e Nordeste do Brasil que trabalhem com os seguintes produtos:

  • Biojóias
  • Roupas e acessórios de algodão orgânico e colorido
  • Bolsas de lona e outros materiais reciclados
  • Artigos de decoração
  • Aromatizadores de ambiente (incensos, velas...)
  • Cosméticos naturais: hidratantes, sais de banho, sabonetes

E que atendam os seguintes requisitos:

  • Legalmente constituídas
  • Trabalhem com desenvolvimento local sustentável e/ou agricultura familiar
  • Tenham processo de produção artesanal
  • Com produtos aceitos no mercado nacional e/ou internacional
  • Que tenham linhas de produtos
  • E boa capacidade produtiva

O contato visa identificar potenciais fornecedores para exportação de produtos para a Europa.

As organizações interessadas que atendam esses requisitos devem entrar em contato no e-mail evelyneleandro@ yahoo.com.br - até o dia 19 de dezembro e enviar as seguintes informações:

  • Dados da organização
  • Dados de contato comercial (com e-mail)
  • Lista de produtos
  • Apresentação visual dos produtos (fotos, catálogos, blog e/ou site)
  • Tabela de preços para revenda
  • Descrição simples da cadeia produtiva, demonstrando a relação com o desenvolvimento sustentável e/ou agricultura familiar.

    Evelyne Leandro
    Consultoria e Projetos
    evelyneleandro.wordpress.com