terça-feira, 15 de setembro de 2009

Oficina do PAA foi bem representada: 40 Pessoas, 21 Municípios de 4 Estados (AL, BA, PE e SE)


A Oficina sobre acesso ao PAA (Programa Aquisição de Alimentos), realizada em Paulo Afonso/BA, entre 09 e 11 de setembro, organizada pela AGENDHA enquanto Agência Implementadora da CEX-DEX-SDRS/MMA, em parceria com a CONAB, reuniu 40 pessoas, representantes de Prefeituras, Organizações Não Governamentais, Movimentos Sociais, Associações, Cooperativas e Povos de Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar, de 21 municípios de 4 Estados: Alagoas (Delmiro Gouveia, Pariconha e Piranhas); Bahia (Abaré, Canudos, Curacá, Glória, Heliópolis, Juazeiro, Orocó, Paulo Afonso, Rodelas, Salvador e Uauá); Pernambuco (Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Recife e Sergipe (Poço Redondo).

Todas as pessoas participaram ativamente e com muito entusiasmo, dentre elas, o Prefeito de Curaçá/BA, Salvador Lopes Gonsalves, que além de vir com duas pessoas de sua equipe, assumiu e afirmou: "colocaremos todo nosso empenho para repassar esta Oficina no município de Curaçá, incluindo Associações, Cooperativas e outros grupos interessados. Pretendemos intensificar e ampliar estes esforços que podem gerar muitas oportunidades e renda para as famílias agricultoras, pescadoras, quilombolas, fundo de pasto e indígenas". Outra presença fundamental foi a do Secretário Municipal de Agricultura de Glória/BA, Gilvan Lisboa “superaremos as dificuldades e nos empenharemos em socializar esta Oficina no município, possibilitando que as Organizações locais possam acessar este Programa de Aquisição de Alimentos”, afirmou em sua avaliação sobre a Oficina.

Para a AGENDHA esta Oficina foi o cumprimento de mais uma de suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da região e dos povos das caatingas. Na oportunidade agradecemos aos parceiros institucionais por mais esta realização.